Cotação Rápida é indica em casos em que o processo será realizado para apenas um item, ou, para tirar alguma dúvida. Cotação Nova é indicada para processos com 2 itens ou mais. A principal diferença entre elas é o "caminho", na cotação rápida você será direcionado diretamente para tela de pesquisa e após selecionar o preço você cadastra a cotação, já na cotação nova, primeiro você realiza o cadastro da cotação, depois a inclusão dos itens e só então vai fazer a pesquisa dos preços de item por item.
A justificativa no BP é feita por item, dentro da cotação, indo em "Cotações > Minhas Cotações > Editar Cotação > Status". Na coluna de Status ao lado do item terá o ícone de um triângulo amarelo, esse ícone informa que há pendências nesse item, clicando nele será possível encontrar o botão "Justificar", caso a pendência seja "Menos de 3 preços selecionados". Temos alguns modelos de justificativas padrões, mais usadas pelos nossos usuários, ou, clicando na opção "Outra" é possível justificar com as suas palavras. Essa justificativa pode ser aplicada apenas naquele item ou para todos os itens da cotação que estejam com pendência.
Indo em "Perfil > Configurações > Preferências > Somente Preços Homologados". Na versão Plus é o Campo 13, na Standard é o Campo 12 e na Basic é o Campo 9, da aba de preferências.
No módulo "Registro de Preços" é possível encontrar ARP's em vigência que permitem adesão. Por lá você encontrará os gestores vinculados ao processo e seus contatos, para realizar a adesão é necessário entrar em contato com esses gestores.
Indo em "Perfil > Configurações > Relatórios > Campo 20: Cadastrar Equipe de Atuação > +Novo". Após realizar o cadastro da equipe, é necessário selecionar os participantes na cotação.
A "Média Saneada" (MS) inicia-se ao calcular a Média Aritmética dos preços obtidos, seguidamente pelo cálculo do Desvio Padrão (DP). Em seguida, some o Desvio Padrão(DP) à Média (M) para obter o Limite Superior (LS) e subtrai-se o Desvio Padrão (DP) da Média (M) para encontrar o Limite Inferior (LI).
Após esta análise, a fórmula considera o Coeficiente de Variação, no caso da Média Saneada Geral, o CV deverá ser menor ou igual a 30%, na Média Saneada do TCU, o CV deverá ser menor ou igual a 25%, resultando assim em uma amostra homogênea o suficiente para ser representativa. Se necessário, o procedimento pode ser repetido, caso ainda existam preços na amostra fora da faixa de limites ou acima do CV.
Caso você siga alguma legislação que não esteja disponível, poderá ser habilitado nas configurações o "Checklist" do sistema. Indo em "Perfil > Configurações > Checklist Sistema". Após ativar a análise de cotações você poderá estabelecer alguns parâmetros, e poderá visualizar via sistema se está os seguindo ou não, podendo até gerar um relatório desse checklist.